quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gentileza gera gentileza

Acho muito legal esta iniciativa para os motoristas ficarem mais atentos aos pedestres.

Todos nós, quando vamos à Europa ou aos Estados Unidos, ficamos impressionados com o quanto as coisas funcionam bem, o quanto as pessoas são educadas, o quanto a cidade é segura. E não há brasileiro algum que volte do exterior sem mencionar que lá fora, é só botar o pé na faixa para que o motorista, não importa a que velocidade esteja, páre e deixe o pedestre passar.

Acontece que em São Paulo tudo é uma loucura. O trânsito é incrivelmente desgastante, a escassez de parques e regiões arborizadas, e principalmente a distância em que estamos do mar tornam nossa vida um infindável estresse. Tanto que, as vezes, não nos damos conta de que um pedestre - por mais folgado que seja - é só um simples ser humano indefeso quando comparado ao poder que nossa máquina tem a meros 50 km/h.

Hoje vi uma cena surpreendente. Um ciclista ameaçou atravessar a faixa de pedestres, sem se dar conta de que o farol já havia fechado para ele. O carro, que percebeu sua distração, reduziu e o deixou passar. E o ciclista, desconsertado e reconhecendo seu erro, pediu gentilmente ao motorista que continuasse, e voltou para a calçada.

Eu dificilmente imaginaria ver uma cena dessas em São Paulo, onde não só os motoristas precisam se educar no trânsito, mas também os pedestres, os ciclistas, os motoqueiros, os caminhoneiros, os motoristas de ônibus e os taxistas. Meu primeiro pensamento - e seguramente, o primeiro pensamento da grande maioria dos paulistanos - foi: "não acho que a nova lei da faixa vai funcionar, porque além do fato de que o pedestre não tem responsabilidade nas ruas, por mais que eu páre para ele, o motorista de trás vai ficar buzinando para eu andar logo".

Ao ver esta cena, imediamente me veio a cabeça o nosso sábio Profeta Gentileza: gentileza gera gentileza!

Mais respeito nas ruas, motorista, e você também será respeitado!

Um grande abraço a todos!

Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário