segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mas... parece que é só um sistema...!?!

Boa noite, amigos!

Estou em um momento de plenas mudanças. Trabalho, casa, estudos, rotinas. Tudo está completamente diferente de onde estava há menos de seis meses atrás. No final das contas, tenho certeza de que tudo mudou para melhor. Entretanto, parece que quanto mais amadureço, quanto mais experiência profissional eu adquiro, quanto melhor é meu desempenho, mais eu sinto falta do básico.


Quando eu era criança, sonhava com o dia em que entraria na faculdade, trabalharia em uma grande multinacional e seria uma executiva em ascensão profissional. Pois bem, aqui estou! E agora, no entanto, meu maior desejo é poder voltar a ser criança, não ter preocupações com a fatura do cartão de crédito, com provas finais e TCC na pós-graduação, com o trânsito que pego todos os dias para ir ao trabalho.

Às vezes, parece que estou inserida em um sistema: trabalhar para ganhar dinheiro e pagar as contas. Desejar ter um salário maior, então, trabalhar mais para ter condições de pagar um curso executivo. Receber um merecido aumento de sálario e com isso, mais responsabilidades e, consequentemente, mais estresse. Desejar loucamente por férias, e trabalhar mais para ganhar dinheiro para fazer a viagem dos sonhos. Voltar de férias e me deparar com a vida real que me espera novamente. Ver passar as segundas, as terças, quartas, quintas e sextas, e aos domingos à tarde, me dar conta de que um novo ciclo se inicia.

É tanta coisa, que às vezes me pego questionando se, por ventura, carreira não seria algo que a sociedade colocou em minha cabeça, para me fazer trabalhar mais, ganhar pouco e ainda assim, acreditar que estou fazendo a coisa certa e que um dia serei recompensanda por isso. Bem, seja isto verdade ou não, o fato é que são raríssimas as pessoas que chegarão lá.

Então, fazendo uma analogia desse momento que posso carinhosamente chamar de “crise de auto-realização”, o que na verdade creio é que o ser humano é movido por sonhos. O desejo de conquistar algo é o que nos impulsiona a realizar nossas atividades, dia após dia. Seja um novo emprego, que nos motiva a passar nossas preciosas horas livres fazendo um part time job e mandando inúmeros currículos, seja na conquista de um novo namorado, que faz com que a gente pegue nosso carro às 23:00 de uma quarta-feira e atravesse a cidade ao encontro do amado, ou seja quando jogamos tudo para o alto para tentar a vida em um país desconhecido. E quando finalmente conquistamos nossos sonhos... Pronto? Acabou? Perdeu a graça?

Será mesmo?

Acho que não! Quando nos deparamos com este momento, é hora de buscar por novos sonhos. Alguns podem chamar isso de ambição. Outros, acham que quanto mais dinheiro, menos felicidade. O que eu realmente acredito é que a realização de um sonho é o que há de mais enobrecedor no ser humano, porque nos faz crescer. A cada conquista, um novo passo, que nos faz superar nossos próprios limites.

Por isso, mesmo com algumas inquietações momentâneas, fico muito feliz por estar encerrando mais um longo ciclo na minha vida. Tenho certeza de que, daqui para frente, só coisas boas me esperam! Assim espero =)

Um beijo enorme para todos e uma ótima noite.

3 comentários:

  1. Mi, blogar é uma delícia! Isso vai te viciar.... mas é um daqueles vícios do bem: a sensação de libertação das palavras e dos pensamentos que fluem... saber que as pessoas mais improváveis lerão e comentarão as suas idéias... é muito gostoso. Eu tenho um blog, inicialmente de patchwork, mas estou tentando visualizar o rumo dele daqui pra frente... tanto é que no meu título eu já fiz uma pequena alteração...

    Me tornei sua seguidora oficial =D

    Um beijo, sucesso! Rê

    ResponderExcluir
  2. Re, obrigada pelo carinho, sempre. Definitivamente é um vício do bem, especialmente para quem quer escrever um livro, né? Hehe... já sinto que está sendo o primeiro passo!
    Grande beijo =D

    ResponderExcluir
  3. Fala Mi!!! Começando a ler o seu blog já pude percerber muitas coisas. A primeira é a de que vc presta extrema atenção na vida e nas pessoas... Diversas vezes identifiquei nossas conversas e meus ''desabafos'' inseridos nos seus textos. Isso é muito rico, sintetizar experiências, percepções e situações. Estou a um passo de criar o meu! Parabéns pela iniciativa! Bjo gde! Guilherme

    ResponderExcluir